Perguntas Frequentes

O que é o ufbam@il?

Trata-se de um sistema de comunicação e colaboração composto por um conjunto de ferramentas integradas, tais como correio eletrônico, porta arquivos, comunicador instantâneo e agenda corporativa, que proporcionará uma nova experiência de uso e maior produtividade para os seus usuários.

 

Quem pode ter conta no ufbam@il?

O serviço ufbam@il está disponível para utilização prioritária por servidores técnico-administrativos e docentes e, quando necessário e devidamente justificado, poderá ser disponibilizado a prestadores de serviço, alunos de pós-graduação, bolsistas e pesquisadores que mantiverem vínculo institucional com a UFBA.

 

Quais são os novos recursos da interface do ufbam@il?

A nova interface traz muitos novos recursos, como organização de dados através de painéis intuitivos, possibilidade de arrastar e soltar as mensagens e um sistema de busca de mensagens eficiente entre todas as pastas.

 

O que é o porta arquivos?

É um espaço disponível para armazenamento de documentos e outros arquivos, que podem ser acessados através da Internet pelo ufbam@il.

 

O que é o comunicador instantâneo?

Este recurso permite a troca de mensagens instantâneas entre os usuários conectados ao ufbam@il.

 

Como funciona a agenda integrada?

Através desse recurso, é possível gerenciar compromissos de naturezas diversas de forma compartilhada com outros usuários do sistema e o público externo, tais como colegas, fornecedores e parceiros, integrando tais compromissos com o e-mail, agenda de contatos e lista de tarefas.

 

O ufbam@il oferece proteção contra vírus e outras ameaças?

Sim, o ufbam@il conta com um sistema de varredura automática contra vírus e outras ameaças virtuais (conhecidas como malwares), proporcionando maior segurança no envio e recebimento de mensagens e arquivos anexos.

 

Como acessar o ufbam@il?

Para acessar a interface web do ufbam@il, digite no navegador de sua preferência o seguinte endereço: mail.ufba.br. Para se autenticar no ufbam@il, você precisará fornecer as suas credenciais de acesso (nome de usuário e senha) – as mesmas já utilizadas no domínio da rede UFBA e no serviço de e-mail antigo.

 

Posso acessar o ufbam@il através de ferramentas de terceiros, tais como Outlook ou Thunderbird?

Sim. Para isso, é necessário configurar os serviços de recebimento (IMAP ou POP3) e envio (SMTP) de mensagens da seguinte forma:


Nas configurações do servidor de entrada, você deve configurar o endereço do servidor IMAP para imaps.ufba.br, na porta 993; ou o  endereço do servidor POP3 para  pop3s.ufba.br, na porta 995.


Nas configurações do servidor de saída (SMTP), deverá ser configurado o endereço smtps.ufba.br, na porta 465.


Observação: O uso de conexão criptografada SSL (Secure Sockets Layer) deve ser habilitado em ambas as configurações de recebimento e envio de mensagens. Deve-se também configurar autenticação no smtp.


Importante: Embora o seja possível acessar o recurso de correio eletrônico através de ferramentas de terceiros, é importante observar que o conjunto total de funcionalidades do ufbam@il só está disponível no ambiente web.

 

Qual é a capacidade de armazenamento disponível no ufbam@il?

O ufbam@il possui uma quota padrão de espaço para armazenamento de mensagens e arquivos, que poderá ser:

  • De 2 GB (2048 MB) para contas individuais (destinadas a servidores, prestadores de serviço, etc.);
  • De 8 GB (8192 MB) para contas institucionais (destinadas a unidades, institutos, departamentos, etc.).
 

É possível solicitar aumento do espaço de armazenamento do ufbam@il?

Havendo justificativa comprovada, o titular da conta de e-mail poderá requerer o aumento do espaço para armazenamento. Esta solicitação será encaminhada para avaliação e deliberação pela Coordenação de Atendimento da STI/UFBA.

 

O que aconteceu com as minhas mensagens armazenadas no sistema de e-mail antigo?

Todas as mensagens armazenadas no sistema antigo foram migradas para o ufbam@il e estão acessíveis no novo ambiente.

 

Onde posso obter mais informações sobre o ufbam@il?

Na Central de Serviços da STI/UFBA, através do telefone (71)3283-6100, do e-mail helpdesk@ufba.br, ou por meio do sistema  webdesk.ufba.br.


STI - Superintendência de Tecnologia da Informação

Uma nova experiência de uso

Contatos: 3283-6100 | sti@ufba.br