O que é o ufbam@il?
Trata-se de um sistema de comunicação e colaboração composto por um conjunto de ferramentas integradas, tais como correio eletrônico, porta arquivos, comunicador instantâneo e agenda corporativa, que proporcionará uma nova experiência de uso e maior produtividade para os seus usuários.
Quem pode ter conta no ufbam@il?
O serviço ufbam@il está disponível para utilização prioritária por servidores técnico-administrativos e docentes e, quando necessário e devidamente justificado, poderá ser disponibilizado a prestadores de serviço, alunos de pós-graduação, bolsistas e pesquisadores que mantiverem vínculo institucional com a UFBA.
Quais são os novos recursos da interface do ufbam@il?
A nova interface traz muitos novos recursos, como organização de dados através de painéis intuitivos, possibilidade de arrastar e soltar as mensagens e um sistema de busca de mensagens eficiente entre todas as pastas.
O que é o porta arquivos?
É um espaço disponível para armazenamento de documentos e outros arquivos, que podem ser acessados através da Internet pelo ufbam@il.
O que é o comunicador instantâneo?
Este recurso permite a troca de mensagens instantâneas entre os usuários conectados ao ufbam@il.
Como funciona a agenda integrada?
Através desse recurso, é possível gerenciar compromissos de naturezas diversas de forma compartilhada com outros usuários do sistema e o público externo, tais como colegas, fornecedores e parceiros, integrando tais compromissos com o e-mail, agenda de contatos e lista de tarefas.
O ufbam@il oferece proteção contra vírus e outras ameaças?
Sim, o ufbam@il conta com um sistema de varredura automática contra vírus e outras ameaças virtuais (conhecidas como malwares), proporcionando maior segurança no envio e recebimento de mensagens e arquivos anexos.
Como acessar o ufbam@il?
Para acessar a interface web do ufbam@il, digite no navegador de sua preferência o seguinte endereço: mail.ufba.br. Para se autenticar no ufbam@il, você precisará fornecer as suas credenciais de acesso (nome de usuário e senha) – as mesmas já utilizadas no domínio da rede UFBA e no serviço de e-mail antigo.
Posso acessar o ufbam@il através de ferramentas de terceiros, tais como Outlook ou Thunderbird?
Sim. Para isso, é necessário configurar os serviços de recebimento (IMAP ou POP3) e envio (SMTP) de mensagens da seguinte forma:
Nas configurações do servidor de entrada, você deve configurar o endereço do servidor IMAP para imaps.ufba.br, na porta 993; ou o endereço do servidor POP3 para pop3s.ufba.br, na porta 995.
Nas configurações do servidor de saída (SMTP), deverá ser configurado o endereço smtps.ufba.br, na porta 465.
Observação: O uso de conexão criptografada SSL (Secure Sockets Layer) deve ser habilitado em ambas as configurações de recebimento e envio de mensagens. Deve-se também configurar autenticação no smtp.
Importante: Embora o seja possível acessar o recurso de correio eletrônico através de ferramentas de terceiros, é importante observar que o conjunto total de funcionalidades do ufbam@il só está disponível no ambiente web.
Qual é a capacidade de armazenamento disponível no ufbam@il?
O ufbam@il possui uma quota padrão de espaço para armazenamento de mensagens e arquivos, que poderá ser:
É possível solicitar aumento do espaço de armazenamento do ufbam@il?
Havendo justificativa comprovada, o titular da conta de e-mail poderá requerer o aumento do espaço para armazenamento. Esta solicitação será encaminhada para avaliação e deliberação pela Coordenação de Atendimento da STI/UFBA.
O que aconteceu com as minhas mensagens armazenadas no sistema de e-mail antigo?
Todas as mensagens armazenadas no sistema antigo foram migradas para o ufbam@il e estão acessíveis no novo ambiente.
Onde posso obter mais informações sobre o ufbam@il?
Na Central de Serviços da STI/UFBA, através do telefone (71)3283-6100, do e-mail helpdesk@ufba.br, ou por meio do sistema webdesk.ufba.br.
Contatos: 3283-6100 | sti@ufba.br