ADMINISTRANDO SEU EMAIL

Por padrão, todas as novas mensagens de e-mail são enviadas para sua Caixa de entrada. Temos a opção de agrupar suas mensagens caso não queiramos uma lista muito longa de mensagens em sua Caixa de entrada. Tradicionalmente, vemos as mensagens de e-mail como mensagens únicas organizadas por data, mas podemos escolher em agrupá-las por conversação.

A visualização por conversação agrupa as mensagens que têm o mesmo assunto em sua Caixa de entrada. Em uma conversação, a mensagem original, as respostas e as mensagens encaminhadas podem ser facilmente visualizadas. Para alterar como as mensagens são agrupadas em sua sessão atual, clique na seta próxima a "Visualizar", na caixa acima do Painel de Conteúdo.

VISUALIZAÇÃO DAS MENSAGENS

A visualização tradicional das mensagens exibe uma lista com as mensagens mais recentes primeiro. As mensagens não lidas são exibidas em negrito. A informação exibida na linha da mensagem inclui: sinalizadores, marcadores, remetente, presença de anexo, assunto, pasta, tamanho da mensagem e a data que a mensagem foi recebida.

Para ler uma mensagem na visualização por mensagens dê um clique na mensagem. O corpo da mensagem aparece no painel inferior. Caso não apareça, dê um duplo clique na mensagem na lista de mensagens.

CATEGORIZANDO MENSAGENS DE EMAIL

Além da visualização de e-mails, o Cliente Web oferece vários outros métodos para categorizar mensagens de e-mail. Podemos usar isto juntamente com a Busca para localizar as mensagens mais rapidamente.

  • Pastas. Podemos criar pastas para organizar as mensagens e podemos mover e-mails de uma pasta para outra. Para criar uma nova pasta, clique com o botão direito em mouse acima de Caixa de Entrada e digite o nome da nova pasta.

Para mover uma mensagem para a pasta criada, clique com o botão direto na mensagem desejada, selecione a opção Mover e escolha a pasta criada.

USANDO SUA PASTA DE SPAM

A maioria dos e-mails não solicitados, também conhecidos como spam ou lixo eletrônico, é controlada por um filtro de spam antes de essas mensagens chegarem à sua Caixa de entrada. E-mails que possivelmente sejam spam são armazenados na pasta Spam ou mesmo excluídos. Se não movermos ou excluirmos estas mensagens, elas serão permanentemente excluídas após um número de dias determinado pelo seu administrador.

Se encontrarmos uma mensagem de e-mail em sua Caixa de entrada que seja spam, podemos selecioná-la e clicar em Spam na sua barra de ferramentas. O e-mail é movido para sua pasta Spam e o sistema Antispam “aprende” que esta é uma mensagem não desejada.

Podemos esvaziar sua pasta Spam clicando com o botão direito na pasta e escolhendo Esvaziar pasta Spam.

CHECANDO NOVAS MENSAGENS

Novas mensagens são recebidas quando efetuarmos o login, em intervalos de tempo configurados pelo usuário, e quando clicado em E-mail. O intervalo de verificação padrão é a cada 5 minutos.

Para receber novas mensagens imediatamente, clique na aba E-mail. Irão automaticamente para sua Caixa de entrada e uma nova verificação de recebimento de mensagem será executada.

IMPRIMINDO UMA MENSAGEM DE EMAIL

Para enviar uma mensagem para impressão, selecione a mensagem, e então clique em Ações. Depois clique em Imprimir A mensagem selecionada aparece em uma janela separada, juntamente com uma janela padrão de impressão.

Também podemos selecionar uma conversação inteira para impressão. Não podemos, entretanto, selecionar mensagens individuais múltiplas dentro de uma conversação para imprimi-las.

Não use a função do seu navegador Arquivo > Imprimir. A página não ficará bem formatada e sua mensagem pode ficar difícil de ler.

ADICIONANDO ANEXOS EM SUA MENSAGEM

Mensagens de email podem conter anexos. Podemos anexar documentos, planilhas, imagens, slides e outros tipos de arquivos.

  1. Clique no campo Nova Mensagem;
  2. Clique em Anexar;
  3. Selecione o arquivo anexado e clique em Abrir.

Repita os passos acima para adicionar novos arquivos.


STI - Superintendência de Tecnologia da Informação

Uma nova experiência de uso

Contatos: 3283-6100 | sti@ufba.br